Mas porque Almas Castelos? Eu conheci algumas. São pessoas cujas almas se parecem com um castelo. São fortes e combativas, contendo no seu interior inúmeras salas, cada qual com sua particularidade e sua maravilha. Conversar, ouvir uma história... é como passear pelas salas de sua alma, de seu castelo. Cada sala uma história, cada conversa uma sala. São pessoas de fé flamejante que, por sua palavra, levam ao próximo: fé, esperança e caridade. São verdadeiras fortalezas como os muros de um Castelo contra a crise moral e as tendências desordenadas do mundo moderno. Quando encontramos essas pessoas, percebemos que conhecer sua alma, seu interior, é o mesmo que visitar um castelo com suas inúmeras salas. São pessoas que voam para a região mais alta do pensamento e se elevam como uma águia, admirando os horizontes e o sol... Vivem na grandeza das montanhas rochosas onde os ventos são para os heróis... Eu conheci algumas dessas águias do pensamento. Foram meus professores e mestres, meus avós e sobretudo meus Pais que enriqueceram minha juventude e me deram a devida formação Católica Apostolica Romana através das mais belas histórias.

A arte de contar histórias está sumindo, infelizmente.

O contador de histórias sempre ocupou um lugar muito importante em outras épocas.

As famílias não têm mais a união de outrora, as conversas entre amigos se tornaram banais. Contar histórias: Une as famílias, anima uma conversa, torna a aula agradável, reata as conversas entre pais e filhos, dá sabedoria aos adultos, torna um jantar interessante, aguça a inteligência, ilustra conferências... Pense nisso.

Há sempre uma história para qualquer ocasião.

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc. 16:15)

Nosso Senhor Jesus Cristo ensinava por parábolas. Peço a Nossa Senhora que recompense ao cêntuplo, todas as pessoas que visitarem este Blog e de alguma forma me ajudarem a divulga-lo. Convido você a ser um seguidor. Autorizo a copiar todas as matérias publicadas neste blog, mas peço a gentileza de mencionarem a fonte de onde originalmente foi extraída. Além de contos, estórias, histórias e poesias, o blog poderá trazer notícias e outras matérias para debates.

Agradeço todos os Sêlos, Prêmios e Reconhecimentos que o Blog Almas Castelos recebeu. Todos eles dou para Nossa Senhora, sem a qual o Almas Castelos não existiria. Por uma questão de estética os mesmos foram colocados na barra lateral direita do Blog. Obrigado. Que a Santa Mãe de Deus abençoe a todos.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

São Tomás de Aquino e o boi que voava

Contam na ordem de São Domingos que se achando São Tomás de Aquino na sua cela, no convento de São Jacques, curvado sobre obscuros manuscritos medievais, ali entrou, de repente, um frade folgazão, o qual foi exclamando com escândalo:
- Vinde ver, irmão Tomás, vinde ver um boi voando!
Tranqüilamente, o grande doutor da Igreja ergueu-se do seu banco, deixou a cela, e, vindo para o átrio do mosteiro, pôs-se a olhar o céu, a mão em pala sobre os olhos fatigados do estudo. Ao velo assim, o frade jovial desatou a rir com estrépito.
- Ora, irmão Tomás, então sois tão crédulo a ponto de acreditardes que um boi pudesse voar?
- Por que não, meu amigo? - tornou o santo.
E com a mesma singeleza, flor da sabedoria:
- Eu preferi admitir que um boi voasse a acreditar que um religioso pudesse mentir.
("Lendas do Céu e da Terra" – Malba Tahan)

6 comentários:

  1. Adorei. Toda vez que eu entro no seu Blog eu conto uma das estórias para algum amigo ou parente. Todos gostam. Especialmente na mesa do jantar. Que Nossa Senhora te ilumine cada vez mais.O bem que voce já me fez foi muito grande.
    Obrigado.
    Catina
    Catina2012@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hehehe...muito espirituosa e sagaz a resposta do Aquinate. Aliás, ele foi uma inteligência abençoada por Deus. Parabéns, São Tomás de Aquino!! Boa semana a todos! Abraços fraternos, ;)

    ResponderExcluir
  3. Por falar da inteligência abençoada por Deus que Santo Tomás tinha, eu escrevi uma oração pedindo a Deus a graça de uma inteligência também abençoada, para que, a exemplo de São Tomás, possamos servir a Deus com nossa inteligência.

    Gostaria de divulgar essa oração:


    Oração a São Tomás de Aquino


    Ó boníssimo Doutor Angélico, São Tomás de Aquino:
    Deus vos concedeu uma grande inteligência, a qual
    colocastes a seu serviço, mostrando-nos que não nos
    devemos ensoberbecer por causa da nossa racionalidade
    humana, mas reconhecê-la com gratidão a Deus, como
    dom seu, e por ela e pela fé, unir-nos cada vez mais a
    Deus. É a santificação da inteligência.
    Ajudai-nos também a santificar a nossa inteligência
    e alcançai-nos de Deus, pelos méritos da paixão, morte e
    ressurreição de Jesus Cristo, se for conforme à
    vontade divina a graça de...

    Alex A.B.

    ResponderExcluir
  4. Quando eu estava no mosteiro, meu ex-prior me contou essa história!

    Ele gostava muito de contar histórias sobre a vida de São Tomás de Aquino! :)

    ResponderExcluir
  5. Ana Paula, bom dia. São Tomas de Aquino nasceu no ano de 1225 e faleceu no ano de 1274. Parabéns pelos chocolates que voce faz, ví no seu blog. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir