Mas porque Almas Castelos? Eu conheci algumas. São pessoas cujas almas se parecem com um castelo. São fortes e combativas, contendo no seu interior inúmeras salas, cada qual com sua particularidade e sua maravilha. Conversar, ouvir uma história... é como passear pelas salas de sua alma, de seu castelo. Cada sala uma história, cada conversa uma sala. São pessoas de fé flamejante que, por sua palavra, levam ao próximo: fé, esperança e caridade. São verdadeiras fortalezas como os muros de um Castelo contra a crise moral e as tendências desordenadas do mundo moderno. Quando encontramos essas pessoas, percebemos que conhecer sua alma, seu interior, é o mesmo que visitar um castelo com suas inúmeras salas. São pessoas que voam para a região mais alta do pensamento e se elevam como uma águia, admirando os horizontes e o sol... Vivem na grandeza das montanhas rochosas onde os ventos são para os heróis... Eu conheci algumas dessas águias do pensamento. Foram meus professores e mestres, meus avós e sobretudo meus Pais que enriqueceram minha juventude e me deram a devida formação Católica Apostolica Romana através das mais belas histórias.

A arte de contar histórias está sumindo, infelizmente.

O contador de histórias sempre ocupou um lugar muito importante em outras épocas.

As famílias não têm mais a união de outrora, as conversas entre amigos se tornaram banais. Contar histórias: Une as famílias, anima uma conversa, torna a aula agradável, reata as conversas entre pais e filhos, dá sabedoria aos adultos, torna um jantar interessante, aguça a inteligência, ilustra conferências... Pense nisso.

Há sempre uma história para qualquer ocasião.

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc. 16:15)

Nosso Senhor Jesus Cristo ensinava por parábolas. Peço a Nossa Senhora que recompense ao cêntuplo, todas as pessoas que visitarem este Blog e de alguma forma me ajudarem a divulga-lo. Convido você a ser um seguidor. Autorizo a copiar todas as matérias publicadas neste blog, mas peço a gentileza de mencionarem a fonte de onde originalmente foi extraída. Além de contos, estórias, histórias e poesias, o blog poderá trazer notícias e outras matérias para debates.

Agradeço todos os Sêlos, Prêmios e Reconhecimentos que o Blog Almas Castelos recebeu. Todos eles dou para Nossa Senhora, sem a qual o Almas Castelos não existiria. Por uma questão de estética os mesmos foram colocados na barra lateral direita do Blog. Obrigado. Que a Santa Mãe de Deus abençoe a todos.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O significado de Familia


A família é a célula básica da sociedade. A sociedade nada mais é do que a reunião de famílias, assim como na antiguidade, o crescimento das famílias dava origem as gens, cúrias e depois cidades. Por isso destruir a família é o mesmo que destruir a sociedade pela sua raiz. A Família é a primeira sociedade no qual somos introduzidos. É na família que aprendemos a boa educação para adentrarmos posteriormente na sociedade propriamente dita. Infelizmente com a crise do mundo moderno, uma das instituições mais atacadas é a família. Relação de pais e filhos está deteriorada, relação entre os cônjuges está desgastada... A piedade cristã está longe de muitas famílias.
E foi pensando na família moderna, que resolvi fazer esta postagem, cujo texto recebi por e-mail de minha amiga Taiana.

Tropecei em um estranho que passava e lhe pedi perdão.
Ele respondeu:

- Desculpe-me, por favor; também não a vi.
Fomos muito educados, seguimos nosso caminho e nos despedimos.

Mais tarde, eu estava cozinhando e meu filho estava muito perto de mim.
Ao me virar quase esbarro nele. Imediatamente gritei com ele.
Ele se retirou sentido, sem que eu notasse quão dura que lhe falei.

Ao me deitar Deus me disse suavemente:

"Você tratou a um estranho de forma cortês, mas destratou o filho que você ama. Vá a cozinha e irá encontrar umas flores no chão, perto da porta. São as flores que ele cortou e te trouxe: rosa, amarela e azul. Estava calado para te entregar, para fazer uma surpresa e você não viu as lágrimas que chegaram aos seus olhos..."

Me senti miserável e comecei a chorar. Suavemente me aproximei de sua cama e lhe disse:

-Acorde querido! Acorde! Estas são as flores que você cortou para mim?

Ele sorriu e disse:

- Eu as encontrei junto de uma árvore, e as cortei, porque são bonitas como você, em especial a azul.

- Filho, sinto muito pelo que disse hoje, não devia gritar com você.

Ele respondeu:

- Está bem mamãe, te amo de todas as formas.

- Eu também te amo e adorei as flores, especialmente a azul....

Entenda que se você morrer amanhã, em questão de dias a empresa onde você trabalha cobrirá seu lugar. Porém, a Família que deixamos sentirá a perda pelo resto da vida.

Pense neles, porque geralmente nos entregamos mais ao trabalho que a nossa Família.

Será que não é uma inversão pouco inteligente?

Então, que há detrás desta história?

Você sabe o significado de Família em inglês?

F A M I L Y:

"Father And Mother I Love You"
(Papai e Mamãe, eu os amo)

(autor desconhecido)

12 comentários:

  1. Trabalhando na área social vejo as reais consequências da deterioração das famílias: abuso de drogas, violência, negligência e tantas outras coisas que poderiam ser evitadas se as pessoas estivessem comprometidas em honrar sua família como manda a lei de Deus.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Bem verdade minha amiga Jordana. Obrigado pela visita e comentário.

    ResponderExcluir
  3. Olá Jorge,

    gostei tanto que me pularam lágrimas dos olhos.
    Peço que me permitas postar no Tradição.

    Salve Maria!

    ResponderExcluir
  4. Jorge, muito legal vc ter colocado esse texto de e-mail. Você sabia que no Casa da Alquimia eu postei o significado em inglês da família com uma foto minha e de meus filhos, que por sinal está horrível? Foi logo no início, qdo ainda eu não divulgava meu blog. A foto que vc postou é muito significativa e linda. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Lyn. Agradeço a visita e seu comentário. Claro que pode colocar no Tradição se quiser. Fique à vontade. Meu irmão indicou voce para receber o Selo Prêmio.

    ResponderExcluir
  6. Acredito na família, apesar de ver todos os dias coisas absurdas envolvendo pais, filhos, avós e por aí vai... Muito me dói ver todas as manchetes com essas famílias corrompidas... ah se eu pudesse ter de volta alguns momentos com meu pai...com minha avózinha!!!! ..se essas pessoas soubessem o que a família realmente significa!!!!! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Alfa e Omega, não tenho por hábito publicar textos de e-mails. Mas as vezes o assunto que se quer abordar se encaixa na história do e-mail. Então publico. Obrigado pela visita. Vou ver a foto que voce falou.

    ResponderExcluir
  8. Raíssa, muito me alegra sua visita. Seja sempre bem vinda. O convívio com os pais, com os filhos, é muito prazeiroso. Dói para todos nós, essas calamidades que se noticiam na imprensa. Obrigado por sua visita e comentário.

    ResponderExcluir
  9. gostei da introdução q fez, pena que não sabemos o autor, não é? Belissimo texto.

    ResponderExcluir
  10. Taiana. O conteúdo do texto é muito comovente, pois trata da realidade de muitas familias. Falar de realidade através de pequenas estórias comove muito. Agradeço ter me enviado esse texto. Não sabemos quem é o autor, mas quem o escreveu estava muito inspirado...

    ResponderExcluir
  11. Eu já havia lido essa mensagem aqui, há algum tempo atrás, mas esse assunto de família, mexe demais comigo e não consegui comentar.
    Hoje voltei para procurá-la.
    Linda mensagem!

    Passa lá no jardim, tem mais selinho pra você.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Lucinha. Falar de familia é muito delicado, todos são sensíveis a esse tema. Agradeço o selo. Vou visitar seu lindo jardim.

    ResponderExcluir